domingo, 27 de dezembro de 2009

Amor e Sexo.

O que homens dizem quando não nos escutam



Chega de ouvir "Hum-hum. Nossa! Por quê?" enquanto conta uma história interessantíssima. Veja o que atravanca a conversa a dois e como fazer a comunicação amorosa fluir

Melissa Diniz | Ilustração Caco Galhardo

Ilustração Caco GarlhadoNum delicioso encontro com leitoras de CLAUDIA, a jovem médica, ainda recém-casada, conta que sabe quando o marido parou de ouvi-la se, de tempos em tempos na conversa, ele se sai com uma das intervenções curingas acima. No engraçadíssimo sitcom “Two And a Half Men” (exibido no Brasil pela Warner), o personagem interpretado por Charlie Sheen, um cara absolutamente desinteressado de compromisso e que sempre se dá bem com as mulheres, adiciona outra palavra à lista: “Entendo”. Hum-hum... Nossa! Quem entende somos nós. Mas por que, por que, por que os homens agem assim? Por que não nos escutam? A desatenção é um problema na relação, explica a psicóloga Lana Harari, especialista em terapia familiar e de casal. “Se o homem não ouve o que a mulher diz, ela entende que ele não dá importância a ela. Respostas evasivas ou mesmo o silêncio comunicam muito – e costumam ser interpretados como descaso.


De onde vêm os mal-entendidos


A produtora musical Maria Cecília Ferreira, 40 anos, queria jantar com o namorado em um determinado restaurante. Durante toda a semana, ela comentou com ele sobre o tal lugar, dando detalhes do ambiente tranquilo e das diversas opções vegetarianas do cardápio. No dia combinado, ele foi buscá-la e perguntou: “Onde é mesmo, querida?” E ela respondeu: “No shopping, amor!” Daí a minutos, ele a levava tranquilamente pela mão, como se já conhecesse o caminho. “Quando dei por mim, estávamos no meio da praça de alimentação, rodeados de pessoas barulhentas. Então, ele foi ao fast food habitual e pediu seu hambúrguer preferido. Entre uma mordida e outra, vendo minha irritação evidente, franziu as sobrancelhas e perguntou: ‘Que cara é essa, você não queria comer no shopping?’ O mal-entendido, claro, terminou em discussão. Odeio quando ele diz: ‘Por que você não falou antes?’ Isso demonstra que não ouviu nada do que eu tinha dito”, desabafa Cecília.


Competindo com a TV


Casada há cinco anos com o comerciante Sandro Sacarrão, 36 anos, a nutricionista Sandra Martinez, 40, se lamenta: “Se estiver passando desenho animado na TV, pode esquecer. Não consigo competir com o Pica-Pau. Acho que o homem é ‘mono’, faz uma atividade por vez. Diferente da mulher, que faz 335 coisas ao mesmo tempo”. Brincadeiras à parte, Sandra tem alguma razão. “O cérebro deles funciona de modo mais prático que o nosso. A gente descreve as cenas com precisão cirúrgica e requintes de sentimento. Já os homens são objetivos e, portanto, impacientes com nossos floreios, daí os inevitáveis ruídos na comunicação”, explica a psicóloga Lourdes Brunini, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis), em São Paulo.


Fazendo cara de paisagem


A diferença entre eles e nós diz respeito não só à forma, mas também ao conteúdo. “A mulher é mais focada nos relacionamentos, dá importância ao assunto e gosta de falar sobre ele. Já o homem é mais reservado sobre questões subjetivas”, explica Lana. A diretora de autoescola Jenifer Leite de Barros, 29 anos, casada com o empresário Rodolfo Lins de Queiróz Mello, 28 anos, sente na pele essa dificuldade. “Quando estou falando, meu marido fica em stand by. Ou seja, está ligado, mas não funcionando. Principalmente se o assunto for ele – e alguns aspectos em que precisa melhorar... Nessa situação, ele olha para o nada, com cara de paisagem, apenas balançando a cabeça”, afirma. (Veja o que diz o marido no quadro “O lado dos homens”.)

....


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDdbLddllV1PH0q1TnRgqTBHZmOh2egfAVDaCJOfmt7Bvn_V6kDVAi5Bsd3gFZ00Z-t1pB7DtB89ou6hILt9kvYWbvGOVg6CT3Yuwu3LdR6shONm-L9JjwAPkcccxT77Kwg2n5RWJbI0g/s320/homem+x+mulher1.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário