BEYONCÉ - ELA ESTA NO COMANDO
Sensualidade, carreira, comportamento - No Comments » - Posted on Fevereiro, 8 at 8:16 am
A ATRIZ, CANTORA E COMPOSITORA AMERICANA SE TORNOU O MAIOR FENÔMENO DA MUSICA POP ATUAL COM UMA FÓRMULA INUSITADA: FEMINISMO, SENSUALIDADE E BOM COMPORTAMENTO.
BEYONCÉ GISELLE KNOWLES PAGA SUAS PROPRIAS CONTAS. PINTA AS UNHAS, ARRUMA O CABELO, VAI PARA FESTAS COM AMIGAS… E deixa o namorado em casa. Veste roupas sensuais, dança e canta de forma provocante: “Você está olhando como se estivesse gostando. Porque não levante e vem falar comigo. Só não seja impertinente”. para quem não entenderam o recado, ela aponta a caixa que deve ser usada para juntar os pertences e desaparecer de sua vida (”a da esquerda, da esquerda”). T ambém avisa a esses infelizes que quem gosta mesmo coloca um anel em dedo -como fez o rapper Jay-Z.
Beyoncé está no comando. Há uma decada. A texana de 28 anos, considerada a maior cantora pop do momento, cumpre o que canta. E o que canta representa um novo poder feminino, em forma de musica pop. Ela faz parte de uma linhagem de estrelas musicais que desafia o dominio masculino, de Tina Turner a Lady GaGa, passando por Madonna.
Beyoncé assumiu uma modalidade erótica do femininsmo. Ela adota clichês machistas - e os reverte contra os homens. É, ao mesmo tempo, mulher objeto, com sua provocação sensual, e sujeito da relação, com seus recados de independência. “É importante que as mulheres conheçam sua força”, disse, numa recente entrevista sobre o disco que originou a turnê. “É desse poder que estou falando. Minha musica é para as mulheres. Gosto dos rapazes, e canto muitas musicas sobre homens no meu album. Quando você encontra um homem bom, fica com ele. Mas se só ve pela frente menininhos, entrão precisa lhes dar um corretivo. É o que eu faço”.
Atitudes explica muita coisa, mas seria de pouco valia caso Beyoncé não transbordasse talento musical. Ela possui uma voz grave, potente e extensa, qualidades que fizeram os especialistas compara-la às maiores estrelas da musica popular americana. Algumas delas - Aretha Franklin, Tina Turner, Whitney Houston e Etta James - são citadas por Beyoncé como influências. Os criticos mais entusiasmados dizem que ela tem tudo para superar Madonna ou - heresias das heresias - Michael Jackson. Ela é completa. “Eu diria que Beyoncé é um Michael Jackson de saia”.
Em 20 anos de carreira, Beyoncé emplacou nove sucessos na parada da Bill-board e já ganhou 16 prêmios Grammy. Nessa escala de reconhecimento, , aplica-se o mesmo segredo de sucesso do só está lhe faltando um Oscar. Já foi elogiada por sua atuação em diversos filmes entre eles (Dreamgrils- em busca de um sonho(2006) e cadillac Records (2008).
Beyoncé também se caracteriza pelo que não faz. Ela nunca se autodenegriu, nunca foi manchetes de jornais , nunca se meteu em polêmicas. É impressionante como ela faz sucesso em todas as iniciativas - do casamento ao cinema, da dança à musica. Não é só talento, inquestionavel. Sobre Beyoncé, no mundo pop, aplica-se o mesmo segredo de sucesso do então candidato a presidente dos Estados Unidos Barack Obama. “Eu falo e cada pessoa me interpreta do jeito que mais lhe convém”. Beyoncé parece cantar - para homens, mulheres, gays, adolescentes, negros, brancos - tudo o que eles querem ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário